O Conservatório de Música D.Dinis volta a organizar o ESTÁGIO DE ORQUESTRA DE SOPROS E PERCUSSÃO que decorrerá de 4 a 7 julho sob direção do Maestro convidado Tiago Oliveira.
Tiago Oliveira iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense aos 8 anos. Prosseguiu estudos de piano no Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra com a Professora Sandra Almeida. Mais tarde ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa onde iniciou estudos de canto com a Professora Elsa Cortez e piano com o professor Karl Martin Gerhardt e onde concluiu o curso secundário de piano.
Concluiu as Licenciaturas em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com os Professores Armando Possante e Sílvia Mateus e em Piano na Universidade de Évora com a Prof. Doutora Ana Telles Béreau, simultaneamente. Concluiu o Mestrado em Piano na Universidade de Évora, investigando "A estadia de Fernando Lopes-Graça em Paris (1937-1939) e respectiva influência na sua obra para piano" na sua tese, sob a orientação da Prof. Doutora Ana Telles Béreau. Estuda Direção de Orquestra em Lisboa com Jean-Sébastien Béreau desde 2011.
Como maestro convidado dirigiu: Ensemble Vocal MPMP, Orquestra Sinfonietta (Gaia); Orquestra Filarmonia das Beiras; Orquestra Clássica do Sul; Orquestra Clássica da Madeira; Orquestra de Câmara da GNR; Orquestra Académica da Universidade de Coimbra; Orquestra Clássica do Centro, Sinfonietta de Ponta Delgada, Orquestra Sem Fronteiras, Quartz Quintet e o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Regularmente é convidado a orientar estágios de orquestra de cordas, sinfónica e banda. Em 2022 dirigiu no Operafest Lisboa as óperas Labirinto de Gian Carlo Menotti e Uma Partida de Bridge de Samuel Barber. Foi maestro da Sociedade Artística Musical Carvalhense e coordenador pedagógico da Escola de Música. Em 2019 terminou o Mestrado em Ensino da Música - vertente Direção de Orquestra na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação do Professor Jean-Marc Burfin. Foi professor de Piano e Acompanhador na Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém. Atualmente é professor de Orquestra na Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa. É desde Setembro de 2017 o maestro e diretor artístico da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.
Horários:
4 a 6 julho: 10:00 - 13:00 - Ensaio de naipes (orientado pelos professores de instrumento)
14:30 - 17:30 - Ensaio Tutti
7 julho: Manhã - Ensaio geral de colocação
17h00 - Concerto
Professores Orientadores de Naipes:
FLAUTA | Natálie Grossmannová e Ricardo Alves
FAGOTE | Tiago Paraíso
CLARINETE | Joaquim Ribeiro e Alberto Lages
Oboé | Tiago Oliveira
SAXOFONE | Alexandre Geirinhas e Marcelo Pesca
TROMPETE | Tiago Alves
TROMBONE | Nuno Ribeiro
PERCUSSÃO | Fátima Juvandes e Luís Cascão