A Instituição/Documentos de Referência

Critérios Gerais de Avaliação

Sendo o processo de avaliação um dos componentes fundamentais do ato educativo, importa refletir acerca de alguns aspetos que devem ser considerados numa pedagogia direcionada para o sucesso dos alunos do Conservatório de Música D. Dinis (CMDD).

Assim, consideramos que a avaliação deverá ser:

  • Integradora da prática educativa, através da recolha de informações que permitem formular decisões adaptadas que vão de encontro à obtenção do sucesso dos alunos;
  • Individualizada, respeitando a individualidade de cada aluno, tendo em atenção as suas capacidades e necessidades;
  • Reguladora, da prática pedagógica, dos métodos, das estratégias, dos recursos;
  • Orientadora das atividades de todos os intervenientes;
  • Sistemática, fazendo parte da planificação de ensino, exigindo momentos adequados para efetuar “balanços” e “diálogo” com os alunos, demais professores e encarregados de educação.

REFERÊNCIAS LEGAIS

  1. Conforme determinado no Decreto Lei n.º 152/2013 de 4 novembro, o CMDD gozando de Autonomia Pedagógica nos níveis Básico e Secundário do ensino da Música, detém a capacidade de avaliar os seus alunos, não dependendo a sua avaliação das escolas públicas.
  2. A avaliação do aproveitamento escolar dos alunos será feita de acordo com as normas legais em vigor para o ensino básico e para o ensino secundário – Portaria nº223-A/2018, de 3 de agosto, e da Portaria n.º 229-A/2018, de 14 de agosto, respetivamente.
  3. O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória homologado pelo Despacho nº6478/2017 de 26 julho.
  4. O Decreto-lei nº54/2018, de 6 de julho, que estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
  5. O Decreto-lei nº55/2018, de 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes de forma a alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória