Estágio de Dança e Artes 2019

O 2º Estágio de Dança e Artes que terá lugar no Conservatório de Música d.Dinis de 8 a 12 Julho, tem como principal objetivo oferecer uma formação complementar à prática de dança regular, de forma a enriquecer a experiência dos jovens bailarinos, potenciando ainda a sua condição física durante os meses de Verão. Assim, os principais objetivos são desenvolver competência nas técnicas de dança, potenciando a condição física dos alunos e aumentar a experiência de práticas de palco, explorando novas temáticas e conteúdos.

Este estágio será orientado por Catarina Lopes Ribeiro, responsável pelas classes de ballet e dança do Conservatório. Licenciada em Dança, no Ramo Educação da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa (2001-2005), frequentou ainda o curso de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa (1996-2000), enquanto exercia já atividade como professora. Concluiu o Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança, na Escola Superior de Dança (2009/10).

Na sua formação artística conta ainda com o Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea do Fórum Dança (1997/98) e a estadia na Holanda, onde teve contacto com outras formas de trabalhar e dançou em diversos espetáculos. Esteve na equipa de produção do Centro Cultural da Malaposta, integrou a equipa do Festival de Solos de Dança Contemporânea, foi responsável pela área da dança do Curso Intensivo Music and Dance Summer School, da Lisbon Film Orchestra (2007-2013) e participou como oradora no SIDD - Seminário Internacional Descobrir a Dança (2011/FMH). Dançou e coreografou para diversos espetáculos de dança em Portugal e na Holanda, colaborou com a organização de festivais de dança contemporânea e espetáculos infantis.

Na área da Educação, frequentou os cursos para professores de Dança Clássica segundo o método de Agripina Vaganova (Grau l a VI) da Cursos de Dança Associação, com a professora Valentina Rumiantseva, assistida pelo professor Pedro Carneiro. Frequentou workshops de especialização em Dança para Bebés, e Figurinos, Iluminação Cénica com Pedro Pinto e desenvolveu ainda um trabalho de parceria com a Liga Portuguesa do Deficiente Motor, ao nível da dança inclusiva. Em 2017 formou-se em Low Pressure Fitness - Nível 1, pela Bwizer e tornou-se professora certificada de PBT - Progressing Ballet Technique. Em 2018 frequenta o Curso de Professores segundo a Metodologia da Escola Cubana de Ballet, ministrado por Martha Iris Fernandes, no Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez e o Curso para Professores Performance Awards da American Academy of Ballet, ministrada pela professora Gina Chiavelli., no Conservatório de Música de Santarém. Em 2019, frequenta a Formação para Professores de Dança dos Estúdios Vítor Córdon - A utilização da música em contexto de aula, ministrado por Humberto Ruaz e os Cursos para Professores de Lisa Howell, 3 Day Dance Teacher Training - Level 1 (Santiago de Compostela) e 2 Day Pointe Intensive - Level 2 Teacher Training (Leiria) e, continuando permanentemente a lecionar em diversas escolas em Lisboa.